Cirurgia Dermatológica

Para auxílio diagnóstico podem ser coletadas amostras da lesão para envio a exame anatomopatológico. Em geral, são coletadas com anestesia local prévia. Uma vez que há sala de procedimentos na clínica, não havendo necessidade de suporte hospitalar por outras doenças do paciente, tal procedimento pode ser feito com total comodidade em nossa estrutura.

Diversas doenças da pele, como verrugas, ceratoses actínicas (lesões ásperas pré-malignas), podem ser tratadas com o congelamento lesional com nitrogênio líquido. Este tratamento está disponível na clínica, e, se indicado pela Dra Fernanda, pode ser prontamente feito após a consulta.

Há 3 tipos principais de câncer de pele: o Carcinoma Basocelular, Carcinoma Espinocelular e o Melanoma. Após diagnóstico clínico e muitas vezes confirmação por biópsia, estes tumores devem ser retirados. A reconstrução do local pode ser feita por fechamento primário, retalhos ou enxertos. Com especialização em Cirurgia Dermatológica, a dermatologista Dra. Fernanda H. M. Souza Klein tem formação para tais reconstruções.

Os “sinais” são chamados pelos médicos de nevos melanocíticos, estas lesões devem ser sempre avaliadas por dermatologista antes da remoção. Dependendo do histórico familiar e pessoal do paciente, avaliação dermatoscópica das lesões, pode haver indicação de remoção para exclusão de câncer de pele ou lesão pré-maligna, ou ainda, remoção por motivo estético. O câncer de pele que pode advir de tais lesões é o melanoma, o tipo de câncer de pele mais perigoso, por isso a vital importância de extrema cautela para a correta avaliação e remoção. Há ainda as lesões chamadas por leigos de “sinais” que na verdade são outro tipo de lesão de pele, demandando a avaliação do dermatologista para individualizar o tratamento. Tanto a avaliação clínica e dermatoscópica é feita em nossa clínica, como as mais diversas formas de remoção com segurança e melhor resultado estético estão disponíveis.

Chamamos muitas vezes de verrugas lesões que não são verdadeiramente verrugas. As verdadeiras verrugas são lesões causadas por vírus, contagiosas, que demandam que a imunidade do indivíduo as resolva. As opções de tratamento para tais lesões são diversas e objetivam estimular a imunidade local para resolução da verruga. Aplicação de nitrogênio líquido (crioterapia), aplicação de ativos químicos, eletrocauterização, entre outros estão disponíveis e podem ser indicados e realizados mediante avaliação prévia da Dra Fernanda.

Cistos são bolsas contendo queratina que se formam na pele e subcutâneo, podem ou não ter indicação de remoção. Lipomas são tumores benignos de gordura, que também devem ser avaliados previamente a remoção. Dependendo do tamanho e localização, tais procedimentos são realizados na clínica ou em ambiente hospitalar.

O uso da eletrocirurgia (cautério) é de amplo uso na dermatologia, várias lesões benignas podem ser removidas com segurança e ótimo resultado estético com esta técnica que é dependente do conhecimento e experiência do cirurgião. Dispomos de cautério Hyfrecator na clínica e, se de indicação da Dra Fernanda, este procedimento é feito dentro de nossa estrutura.

Biópsia de lesões ungueais e na pele embaixo da unha, bem como cirurgia de deformidades ungueais como unha encravada são opções de tratamentos disponibilizados na clínica.

Quelóides são cicatrizes inestéticas cujo crescimento excede os limites do corte/ trauma que a gerou. Há diversos tratamentos disponíveis, desde infiltração de medicamentos até remoção do mesmo com técnicas que previnam seu retorno, todos disponíveis na clínica.

Aplicação de ativos estéreis para tratamento de doenças do couro cabeludo. Há diversos tipos de doenças do couro cabeludo que levam a queda de cabelos. Há necessidade de avaliação dermatológica para diagnóstico correto e individualização do tratamento. Para algumas destas doenças, pode-se associar infusão de medicamentos locais, infusões estas feitas pela Dra Fernanda com ativos estéreis.

O furo do brinco pode estar alargado ou o lobo fendido, para cada grau de alargamento ou fenda, há a melhor técnica a ser empregada. Tanto o fechamento do furo prévio, como fechamento da fenda com manutenção do local do furo do brinco original (para não perder a simetria) são opções disponíveis.

A dermatoscopia é o estudo das lesões pigmentadas (com cor) através do emprego de luzes com direções específicas com o intuito de evidenciar características da lesão e permitirem um melhor diagnóstico. Indicada no seguimento de lesões melanocíticas (sinais), diagnóstico dos diversos cânceres de pele e auxilia até no diagnóstico de diversas doenças dermatológicas. Imprescindível na detecção do melanoma, permite o diagnóstico precoce e, portanto, ajuda a salvar vidas. Esta técnica é empregada pela Dra Fernanda e em geral é realizada durante a consulta.

Dermatologia Estética

Os peelings químicos consistem em aplicações de substâncias químicas com intenção de remover algumas camadas da pele. Podem ser superficiais, médios e profundos dependendo da profundidade desejada. Não são todos os tipos de peles que toleram os peelings. Peelings médios e, principalmente, os profundos, tem de ser feitos com extrema cautela. Diversas substâncias químicas podem ser utilizadas para este fim, algumas costumam ser combinadas, e o método de aplicação, força de fricção e número de passadas são aspectos fundamentais para o sucesso do tratamento. O dermatologista é o médico habilitado e treinado para tal prática.

A toxina botulínica (mundialmente conhecida como Botox) tem como objetivo reduzir a força de contração dos músculos. As rugas que se formam com a dinâmica facial, são as melhor tratadas com sua aplicação, que consiste em injeções direcionadas aos músculos responsáveis pelas rugas. É fundamental que o rosto seja avaliado como um todo, e a anatomia muscular e os sinergismos musculares sejam considerados para evitar resultados artificiais. Nem todas as rugas passíveis de tratamento com esta toxina e deve-se sempre buscar um dermatologista ou cirurgião plástico para sua aplicação.

Algumas rugas devem-se, entre outros fatores, ao surgimento de uma depressão local. Esta depressão pode ter surgido por reabsorção óssea, flacidez da pele, cicatriz, perda de coxim de gordura, perda de colágeno ou, na grande maioria das vezes, por uma combinação destes fatores. Nestes casos, um dos tratamentos possíveis é o preenchimento da depressão com ácido hialurônico, que se dá com a injeção deste no local melhor indicado para correção da ruga. A intenção é retornar a conformação do rosto jovem e não simplesmente apagar a ruga. Para isto, é indispensável que o profissional estude não só anatomia facial e mecanismos de envelhecimento, mas também individualize o tratamento para dar um aspecto mais jovem, sem artificialidade. A injeção do ácido hialurônico traz consigo o risco de obstrução de vasos e complicações vasculares que são muito amenizadas com o correto treinamento do profissional, bem como para sua realização é indispensável que o profissional seja um médico dermatologista ou cirurgião plástico, pois sua formação médica engloba o manejo destas complicações e reversão de seus efeitos.

Da mesma forma que com o preenchimento com ácido hialurônico, devolve-se o volume aos locais necessários para o rejuvenescimento facial ou correção de deformidades e cicatrizes. A hidroxiapatita de cálcio é uma substância compatível com o corpo humano com durabilidade prolongada que, dependendo da indicação, é utilizada como preenchedor, com excelentes resultados.

Skinboosters são estimuladores da elasticidade e da estrutura dérmica da pele. Tem como objetivo melhorar o tônus, hidratação e vitalidade da pele. São substâncias injetáveis que são usadas como coadjuvantes no rejuvenescimento da pele.

A dermoabrasão é a renovação da superfície da pele através de remoção física das camadas necessárias. Procedimento realizado sob anestesia local, demanda diversos cuidados no pós operatório e serve para tratamento de cicatrizes de acne, rugas periorais, entre outras. É indispensável uma boa formação para a realização deste procedimento.

As olheiras são queixa freqüente. Tratá-las todas como uma coisa só leva a resultados insatisfatórios. Nas olheiras, diversos fatores podem contribuir: origem vascular, pigmentar, relevo, bolsas de gordura, ou a combinação de alguns ou de todos. Para cada fator há o melhor tratamento a ser indicado. E o que resolve a olheira de um, dificilmente surtirá o mesmo efeito em outro. A correta avaliação e individualização do tratamento evita gastos desnecessários e expectativas não atingidas.

O microagulhamento consiste em micropunturas na pele associadas ou não a administração de ativos para tratamento de manchas, rejuvenescimento, correção de cicatrizes de acne, estrias, entre outros. As agulhas utilizadas que fazem parte do roller são descartáveis e em hipótese alguma podem ser reutilizadas, nem no mesmo paciente. Existem comprimentos de agulhas de uso médico e comprimentos de agulhas de uso mais disseminado, estas são agulhas mais curtas que tem efeito reduzido e resultados mais discretos. Como em todo tratamento estético, é fundamental a boa indicação do procedimento, associada à técnica correta e precauções de contaminação para bons e seguros resultados.

Depressões mais fundas podem ter traves fibrosas “puxando” a superfície da pele e contribuindo para a alteração de relevo de rugas, sulcos, cicatrizes e até a tão combatida celulite. A subcisão é o método que tem como objetivo romper estas traves fibrosas e permitir que a superfície volte ao relevo habitual. É procedimento realizado com anestesia local e demanda conhecimento profundo da anatomia do local.

A acne pode deixar na pele cicatrizes de diversos tipos e formatos. Depressões, áreas com alteração da textura da pele, quelóides, cicatrizes puntiformes são exemplos de tipos de cicatrizes de acne e é preciso uma avaliação criteriosa e planejamento de tratamentos combinados para corrigir cada uma delas da melhor forma. Lasers, dermoabrasão, preenchimento, subcisão são opções de tratamentos que podem ser realizados. Todos estão disponíveis em nossa clínica e realizados exclusivamente pela dermatologista Dra. Fernanda.

A Luz Intensa Pulsada é uma tecnologia que infelizmente teve seu nome banalizado. É uma terapia baseada em luz que serve para tratamento de manchas, vasos, remoção de pêlos, estímulo de colágeno, entre outras. Diferente do que se pensa, levando a busca do tratamento baseado em preço, esta é uma tecnologia totalmente dependente de quem a aplica, pois há parâmetros de energia a serem escolhidos, tipos de máquinas diferentes, métodos de aplicação diferentes e a qualidade da máquina, bem como a qualidade da manutenção da mesma, interfere no resultado. Esta tecnologia é de estudo da dermatologia e na formação do dermatologista há treinamento e conhecimento de riscos e manejo de complicações que fazem com que os riscos minimizem e a chance de bons resultados aumente. Dispomos desta tecnologia na clínica e esta só é realizada se de indicação da Dra Fernanda, que é quem aplica tal tratamento.

As estrias são formas de cicatrizes e seu tratamento envolve desde prevenção do seu surgimento até aplicação de peelings químicos, lasers, microagulhamento, entre outros. Há diferentes tipos de estrias e a qualidade da pele ao redor influencia na escolha do melhor tratamento. As mais diversas opções de tratamento de estrias estão disponíveis na clínica e sua realização depende da indicação clínica.

O furo do brinco pode estar alargado ou o lobo fendido, para cada grau de alargamento ou fenda, há a melhor técnica a ser empregada. Tanto o fechamento do furo prévio, como fechamento da fenda com manutenção do local do furo do brinco original (para não perder a simetria) são opções disponíveis.

O envelhecimento facial é processo dinâmico que engloba diversos acontecimentos tanto na pele como tecido subcutâneo e ossos. O melhor tratamento para rejuvenescimento é aquele que avalia todos os fatores que contribuíram para o aspecto atual e que aborde cada um deles. A dermatologia estética tem diversas opções de tratamentos que evitam a necessidade de cirurgias mais radicais e objetivam retardar o envelhecimento. Os lasers são bons exemplos disso. Estes atuam principalmente nos defeitos de superfície e estímulo de colágeno. O laser de CO2 e o Erbium são algumas tecnologias disponíveis que tem seus parâmetros de energia individualizados, bem como seu método de aplicação, para melhor reverter os sinais do envelhecimento. Estas tecnologias são realizadas pela Dra Fernanda e podem ser associadas a outros procedimentos para a melhor abordagem.

Nesta técnica, substâncias capazes de gerar uma resposta no organismo estimulando-o a produzir colágeno, são injetadas sob a mesma. O efeito final não é produzido pela substância injetada em si, e sim pela produção de colágeno e esta demora até 6 meses para ocorrer- que é quando o resultado final é avaliado. Em geral, há necessidade de várias sessões, a depender do grau de perda de colágeno de cada pele. Uma vez que depende da resposta individual, os resultados variam de pessoa a pessoa, mas levam a resultados naturais e duradouros.

Esta técnica emprega microagulhas que, com a técnica e profundidade adequadas, estimulam a produção de colágeno, além de melhorar a superfície da pele. Indicada em diversos casos, desde rejuvenescimento, melasma, estrias até cicatrizes de acne, é uma técnica revolucionária, com resultados naturais e melhora de alterações da pele que antes não tinham boas opções de tratamento.

Técnica parecida com a Subcisão, consiste em romper traves que geram depressões na superfície. Indicada em rugas profundas, cicatrizes de acne, celulite, entre outras. A Dra Fernanda tem treinamento e estrutura para realização desta técnica.

A aplicação de fios de PDO é uma técnica mais recente de indução da produção de colágeno. Indicada principalmente em áreas onde os demais bioestimuladores não podem ser aplicados, é uma opção promissora, principalmente por tratar-se de uma aplicação rápida. Há a opção de utilização destes fios com intenção de sustentação, onde estes tem características físicas que tracionam a pele e os tecidos abaixo.

A combinação de técnicas é a maneira mais eficaz de tratar o envelhecimento cutâneo. Uma vez que ele se deve a diferentes processos de envelhecimento (reabsorção óssea, perda de colágeno, perda de coxins de gordura, perda da hidratação da pele), tratar com diversas técnicas melhorando cada aspecto leva a resultados mais naturais e maior satisfação com o tratamento. Avaliando globalmente, a Dra Fernanda pode indicar métodos diversos para cada caso, alguns podem ser realizados no mesmo dia, enquanto outros demandam visitas isoladas. Através de planos de tratamento, as visitas são planejadas e os resultados otimizados.

Doenças Dermatológicas

A Acne é uma doença da pele que se apresenta com cravos, espinhas, nódulos e cistos, tem vários graus e é preciso uma avaliação criteriosa para escolha do melhor tratamento para cada caso. Desde uso de tópicos (cremes e pomadas) até medicações via oral, esta é a típica doença em que usar o tratamento do vizinho tem pouca chance de dar certo. O diagnóstico correto do tipo de pele do paciente, seu grau e tipo de acne e acompanhamento permitem ótimos resultados com excelente controle, em alguns casos, cura da doença.

A tão comum caspa pode atingir graus em que os shampoos de venda em supermercados não fazem mais efeito. A descamação pode surgir também nas sobrancelhas, área da barba e conduto auditivo. A avaliação dermatológica é indispensável para excluir outras doenças e individualizar o tratamento.

Doença da pele bastante comum (2% da população) se caracteriza por lesões vermelhas que descamam e surgem principalmente nos cotovelos, joelhos e couro cabeludo. Há muitas outras doenças de pele que se parecem com ela e muitos tipos de psoríase, sendo indispensável a avaliação dermatológica. Há várias opções de tratamento, desde cremes a medicações para tomar, fototerapia e medicações injetáveis (biológicos). O tipo de psoríase, seu grau de intensidade, comprometimento da qualidade de vida, as demais doenças do paciente, são todos fatores avaliados para a melhor escolha do tratamento.

O vitiligo é uma doença auto-imune que destrói o pigmento da pele. Há várias outras doenças dermatológicas que precisam ser excluídas e há várias opções de tratamento. Atualmente considera-se que o vitiligo seja um grupo de doenças que se manifesta com lesões semelhantes, mas demanda tratamentos diferentes e tem chances de controle diferentes. A avaliação dermatológica é indispensável.

O melasma é um aumento da sensibilidade da pele a luz. Existem profundidades diferentes de depósito da mancha e há como presumir tal profundidade com o adequado exame dermatológico. O tratamento engloba medidas para remoção da mancha e formas de prevenção de seu retorno, com importante orientação direcionada a cada caso.

Os nevos melanocíticos (chamados de pintas) podem ser rasos ou ter relevo. Sua avaliação é de fundamental importância, uma vez que estas lesões, se evoluírem para câncer de pele, tornam-se o câncer mais temido, o melanoma. A dermatoscopia é o exame dermatológico das pintas com uso do dermatoscópio, instrumento que aumenta a imagem e expõe a luzes que permitem o melhor estudo da pinta pelo dermatologista. Esta avaliação tem evoluído muito e permitido que se diagnostique e trate, bem como se evite submeter o paciente a uma cirurgia desnecessária. O diagnóstico precoce pode curar este temido câncer e, uma vez que a lesão não coça, dói, nem chama atenção do paciente, é muito importante a avaliação periódica por dermatologista para evitar que o diagnóstico seja feito somente após o câncer ter se disseminado.

Herpes simples e herpes zoster, impetigo, celulite, erisipela, micoses, entre outras, são exemplos de doenças infecciosas da pele. A dermatologia é área muito ampla e complexa. Por isso é indispensável ser especialista para diferenciar e tratar corretamente cada uma destas doenças, uma vez que as lesões de pele se assemelham. Automedicações nestes casos atrasam o correto diagnóstico e perde-se o melhor momento para o tratamento, que é sempre no início da infecção.

Há diversas formas de manifestação de alergias na pele, e muitas vezes chamamos de alergia, sem que realmente se trate de uma. Um exame físico e história clínica completos, feitas por dermatologista, são necessários para excluir outras doenças de pele que não se tratem de alergia, o correto diagnóstico e a individualização da investigação para avaliar a real causa e como evitar sua recorrência.

Há mais de 100 tipos de doenças que podem acometer o couro cabeludo, elas podem se manifestar com somente queda de cabelos, alteração da haste dos fios, áreas parecidas com cicatrizes no couro cabeludo, inflamação, surgimento de lesões parecidas com espinhas, descamação, entre outras. Há ainda várias doenças sistêmicas (que acometem o corpo todo) que tem algumas manifestações no couro cabeludo. Atualmente vários profissionais não médicos tem se “aventurado” nesta área sem o devido conhecimento e oferecendo tratamentos caros e ineficazes. O dermatologista é o médico especializado nestas doenças e cada dia mais esta área dentro da dermatologia está desenvolvida, permitindo bons resultados nestes tratamentos.

Após diagnóstico correto do tipo de queda de cabelos, várias opções de tratamento podem ser prescritas de acordo com o caso. Modernamente, o uso intralesional de medicações estéreis no couro cabeludo tem atingido ótimos resultados e, associado ao tratamento padrão, podem ser boa alternativa para controle da queda e recuperação dos fios.

É comum qualquer alteração ungueal ser enquadrada como “micose”, sendo muitas vezes feita automedicação que, em grande parte dos casos, não surte efeito. A verdade é que a micose das unhas é sim muito comum, mas há muitas outras doenças das unhas que se assemelham a ela e não se beneficiam dos antifúngicos. Fatores externos físicos também afetam as unhas, o que demanda uma avaliação criteriosa, com abordagem de todos os aspectos que podem as estar alterando para o melhor sucesso do tratamento.

O excesso de suor tanto pode ser causado por doenças internas (que sempre devem ser avaliadas pelo médico para excluir que seja o caso), como ser uma característica do indivíduo. Há diversas opções de tratamento que levam em conta a idade, área de suor, outras doenças, grau de comprometimento da qualidade de vida, para serem melhor indicadas. Em nossa clínica dispomos de diversas opções terapêuticas, além da avaliação correta para melhor indicação.

A exposição crônica ao sol pode levar ao surgimento de lesões pré-malignas, as ceratoses actínicas, que, se tratadas a tempo, são curadas, e evitando-se o câncer de pele. Há tratamentos em cremes, bem como procedimentos a serem indicados, todos disponíveis na clínica.

A classificação da pele em oleosa, mista ou seca já deixou de ser considerada a única forma de classificação, há diversos outros aspectos da pele que precisam ser avaliados para melhor orientação do uso de cremes e prevenção de câncer de pele e envelhecimento. Para evitar gastos desnecessários com cremes que não se adaptam a sua pele, o certo é procurar o dermatologista para uma melhor orientação.

A pele é o maior órgão humano, doenças sistêmicas muitas vezes iniciam ou dão sinais de sua ocorrência na pele. Ter a pele avaliada por um médico dermatologista é fundamental para que ele considere tais possibilidades e possa avaliar este tão importante órgão dentro do contexto do corpo humano, evitando diagnóstico equivocados e atraso no tratamento correto.